História

Trajetória

Constituída em 2009 e entrando em operação em 2012, a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia CPC-BA, nasce após amplos debates em reuniões e seminários realizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) na Bahia, que tinha a intenção de constituir uma cooperativa voltada para a produção, industrialização e  comercialização dos produtos dos camponeses (as) integrantes do movimento na perspectiva de agregar valor aos produtos e acessar o mercado numa perspectiva solidária e democrática. Com sede em Vitória da Conquista e de abrangência estadual, a cooperativa CPC-BA tem base de cooperados residentes de 20 municípios do estado da Bahia, sendo estes: Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Brumado, Caém, Caldeirão Grande, Cândido Sales, Capim Grosso, Encruzilhada, Guajerú, Itarantim, Jacobina, Maiquinique, Malhada de Pedras, Planalto, Ponto Novo, Ribeirão do Largo, São José do Jacuípe, Tremedal e Vitória da Conquista.

Conquistas

Ao longo da sua trajetória a Cooperativa CPC-BA buscou apoio para suas ações através de editais públicos de Assistência Técnica e Extensão Rural, como também para apoio a base produtiva do empreendimento. Foram desenvolvidos projetos de apoio a apicultura, fruticultura com foco na produção cafeeira, produção de orgânicos e campos de sementes crioulas, além do apoio à comercialização da produção da cooperativa.

Atualmente a Cooperativa CPC-BA conta com a participação de cerca de 120 cooperados, agricultores familiares, assentados e quilombolas de diversas regiões do estado da Bahia. O portifólio de produtos da cooperativa é composto por Café 100% arábica produzido com práticas agroecológicas, Mel multifloral e de aroeira da caatinga, farinha de mandioca, feijão carioquinha, uma nova linha de temperos orgânicos e toda a diversidade da produção camponesa da Bahia.